quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Almanaque de Rede 2010



Prêmio Geração do Futuro





O projeto, que avalia e premia alunos com laptops, foi ampliado.


Desta vez, a Secretaria de Educação terá 7.300 notebooks - 5.300 a mais do que na edição anterior - para premiar os melhores colocados na Avaliação Externa do Desempenho Escolar, que será aplicada em novembro.
A Avaliação Externa do Desempenho Escolar foi projetada com o objetivo de ajudar a Secretaria de Educação a ter uma visão global do ensino na rede. Os testes, de Língua Portuguesa e Matemática, foram aplicados aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Universidade de Juiz de Fora ficou responsável por montar as questões e contratar os aplicadores. A correção foi feita na instituição, que também preparou os boletins para as escolas com os resultados.


A idéia da premiação com laptops surgiu como mais um estímulo para os alunos. Ciente do interesse dos jovens pelo mundo digital e da importância do uso do computador no processo ensino-aprendizagem, a Secretaria de Educação equipou todas as escolas com máquinas e acesso à internet, deu 50 mil notebooks para os professores da rede e agora amplia o número de alunos que serão contemplados no Prêmio Geração Futuro.